segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Passo a passo: cabelo da Kristen Stewart

Aproveitando o movimento vampiresco e da estreia de Amanhecer - parte 1, continuação da Saga Crepúsculo, vamos mostrar um passo a passo do penteado com traça e coque bangunçado que a atriz principal do filme usou em uma première.


Nathalia Ilovatte, iG São Paulo | 12/11/2011
Foto: Getty Images / Tricia Vieira (Fotoarena)
Kristen não é muito encanada com o visual no dia a dia, mas quando Kristen Stewart sai de casa preparda para arrasar, sempre atinge o objetivo. Nos eventos de gala, a atriz da saga "Crepúsculo" desfila vestidos justos, assimétricos e com paetês bordados, combinados com sapatos incríveis meia pata e maquiagens inspiradoras.
Para quem quer arrasar em formaturas, casamentos, baladas e festas de fim de ano, o cabeleireiro J. Alvim, do Studio W, ensina o passo a passo do coque com trança embutida que Kristen usou em uma première.
Aprenda:


Para fazer o penteado, divida o cabelo em três e vá pegando mechas de três dedos.


O babyliss deve apenas dar volume ao cabelo. Portanto, coloque-o por baixo da mecha e vá torcendo o cabelo enquanto enrola. O babyliss deve ser tamanho médio.
 


Após enrolar todo o cabelo e prender os cachos da testa por cerca de uma hora, solte o cabelo e desfie a raiz no topo da cabeça.


Puxe para trás o cabelo do lado que ficará sem trança, torça de leve e prenda com um grampo. Não repuxe muito, deixe o cabelo meio fofo.
 

Para que o cabelo não solte, coloque o grampo para cima e, em seguida, vire-o para baixo. Tudo bem se os grampos aparecerem.


Separe a mecha em que a trança começará e deixe uns fios soltos. Ela deverá ser feita por baixo, ou seja, as mechas da trança deverão ser passadas uma por baixo da outra.


Para que a trança seja embutida, alimente-a com as mechas da frente, mas sem puxar demais o cabelo. Fazer o penteado, divida o cabelo em três e vá pegando mechas de três dedos.


A trança deverá se juntar ao coque depois de passar por cima deleara fazer o penteado, divida o cabelo em três e pegue mechas de três dedos.


Para fazer o coque, segue a ponta do rabo e puxe o cabelo para cima para deixá-lo volumoso. torça a mecha, enrole-a e prenda com grampos.



Finalize com spray fixador.  

Está pronto!  A ideia é que o cabelo pareça frouxo e desmontado.


Fontes e créditos:
Maquiador: Elton Thadeu, Studio W
Cabeleireiro: J. Alvim, Studio W
Modelo: Lina Bassos, Elite Model
Fotos: Tricia Vieira/ Fotoarena
Estilo Beleza

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Conheça 10 penteados que não saem de moda nunca

Conheça alguns penteados que são atemporais



Alguns modelos de cortes de cabelo são atemporais e fazem sucesso sempre. Eles combinam com diversos tipos de cabelo e formas de rosto e são práticos até mesmo para arrumar.
A revista norte-americana In Style fez uma seleção de cortes que são tendência sempre e que merecem um teste.




Curtinho: atualmente na versão de Halle Berry, ele vem um pouco bagunçado e repicado, assimétrico na parte de cima, diferente do corte de Twiggy na década de 60, que era mais requintado. Fica bem em rostos delicados e pequenos.


Ondas: não as leve tão a sério. Ao invés de usá-las em curvas, como fazia Mary Tyler Moore na década de 70, prefira ondas desde o topo, como fez Carrie Underwood, que cortou o cabelo em camadas para estruturar os cachos.


Chanel: se no passado o ideal era o corte arrumadinho e reto, mais para o estilo de Molly Ringwald nos anos 80, atualmente o Chanel vem repicado, extremo, com ar rock'n roll e camadas, como o de Dianna Agron. Não encane nem com a escova. Ela não precisa ser perfeita para ficar bom nesse penteado.


Rabo de cavalo: famoso desde a antiguidade - prova disso é a Pedrita -, os cabelos presos para trás e fixos com um elástico podem ser muito fashion, como mostrou Nicole Kidman. Para disfarçar o elástico, pode-se cobri-lo com uma mecha dos próprios fios.


Camadas: segundo Harry Josh, cabeleireiro de Rose Byrne, quanto mais soltas com os dedos as camadas, mais bonitas elas ficam e o segredo é finalizar o volume com um spray. Esse era o penteado que marcou Farrah Fawcett no fim da década de 70 e para ter um movimento mais suave, as ondas devem começar abaixo da linha da orelha.


Volume: repicado e com volume, o corte em camadas, como o de Emily Browning ganha um toque rock'n roll e fica ainda mais bacana quando deslocado para um dos lados. O penteado se tornou famoso em 1995 na personagem de Jennifer Aniston em Friends e fica mais bonito ao natural, sem acessórios, pomadas etc.


Afro: famosas como Solange Knowles mostram que os cabelos afro são fortes e sensuais e mesmo com o amplo volume, podem ser bastante delicados e femininos. No passado, em 1986, este era o penteado adotado por Whitney Houston, e os fios naturais, sem acessórios, dão um toque orgânico ao look.


Cachos: em 1987, Glenn Close fez sucesso com os cachinhos exibidos em Atração Fatal, mas atualmente, a moda é usá-los com volume e espirais desmanchadas com os dedos, como o cabelo de Jennifer Lopez.


Coque: a história sempre se repete. Basta olhar o penteado escolhido por Naomi Campbell para uma festa de gala e lembramos de Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo, que pode ser usado com ou sem franja.


Longo e liso: os cabelos lisos e divididos ao meio tendem a ficar monótonos, mas Gwyneth Paltrow soube torná-lo moderno e sofisticado. O mesmo cabelo era usado por Maureen McCormick na década de 1970. Antes de escová-lo para deixar com mais brilho e mais liso, separe os fios em mechas e passe um sérum para dar mais brilho.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Aprenda formas seguras de combinar tratamentos capilares

Lavar, tingir, alisar, relaxar. Será que dá para misturar os processos?Consultora Márcia Purceli e químico Celso Martins Jr foram convidados.

As opções para mudar o visual dos cabelos são tantas, que muitas vezes as pessoas - principalmente as mulheres – aproveitam a ida ao salão de beleza ou uma tarde em casa para fazer mais de um procedimento.

Lavam, tingem, descolorem, alisam e relaxam os fios. Mas será que misturar esses processos pode danificá-los? Algumas mesclas de tratamentos ajudam a fortalecer as madeixas, enquanto outras podem prejudicá-las e muito.

Para explicar os prós e contras de dez combinações capilares diferentes, o Bem Estar do dia 25/11 contou com a presença de profissionais da área de dermatologia e cosméticos.


Os convidados falaram, ainda, sobre creme sem enxágue, escova e os riscos do uso de substâncias como formol, amônia, glutaraldeído e derivados de glioxal. Eles também destacaram que o cabelo cresce, em média, 1,5 centímetro por mês.

Segundo a consultora presente, o creme sem enxágue (leave-in) é interessante, mas a pessoa deve passá-lo de forma homogênea, ou seja, por todos os fios. Outra opção é escolher um bom corte para cabelos volumosos. Para isso, converse com um profissional.

Para quem gosta de fazer escova sempre, é necessário hidratar bem os fios e usar um creme termoprotetor antes de ligar o secador. Respeite uma distância mínima de 7 a 10 cm entre os cabelos e o aparelho.

E uma dica para as mulheres que não querem usar chapinha é criar cachos com a prancha, o que também pode ser feito com os clássicos bobs ou com rolos feitos nos dedos e presos por grampos durante alguns minutos.



Ativos:

Formol
O formol é proibido para ser usado como alisante de cabelo, em qualquer concentração. Ele causa danos para os fios e malefícios à saúde quando inalado. Busque alternativas a essa substância.

O formol tem seu uso permitido na legislação como conservante a 0,1% (em produtos de higiene oral) e 0,2% (em produtos não destinados à higiene oral); e como fortalecedor de unhas a 5%.
Por causa do uso indevido dessa substância, em 2009 foi publicada a resolução 36/09 contemplando a proibição, exposição, venda e entrega de formol ou de formaldeído (solução a 37%) em drogarias, farmácias, supermercados, lojas de conveniência e armazéns.
Porém, uma brecha legal permite que a fórmula de algumas categorias de cosméticos tenha até 0,2% de formol e até 0,1% de glutaraldeído, que não pode ser usado como alisante capilar e tem seu uso permitido apenas como conservante a 0,1%.

Amônia
Pode ser utilizada em produtos cosméticos, desde que respeitada a concentração máxima de 6%. No caso de produtos acima de 2%, deve ser declarada na rotulagem a presença da substância.

Derivados de glioxal
O uso de ácido glioxílico e oxoacetamida carbocisteína está sendo avaliado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), porém o mesmo atualmente é registrado como Grau 1.


Você não sabe qual leave-in usar? Utilize o Leave-in Power da Nutrilis e quer alisar os fios sem danos, pode aproveitar os benefícios da Escova Progressiva BK - Brazilian Keratin.

Fonte: G1

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Água, elemento vital e fundamental para a beleza dos cabelos



Organismo desidratado tira a beleza dos cabelos e da pele. “Nada mais econômico para um cabelo bonito do que a água pura”, afirma o cabeleireiro Marcos Vianna, do Studio Marcos Vianna, em São Paulo. Ele ressalta que tem notado o pouco consumo de água principalmente por mulheres, e que isso se reflete na opacidade e falta de vitalidade de cabelos e mesmo na pele. “É até fácil perceber isso já que a falta de água prejudica quase de imediato os dois elementos de revestimento do ser humano, que são o cabelo e a pele. Quando a pessoa está pouco hidratada o primeiro aviso vem nesta capa externa, perde o viço e brilho”, alerta o profissional.
Mas isso também se aplica a quem tem cuidados regulares na lavagem, condicionamento e hidratação regular dos fios? Para Marcos, o que é feito externamente vai reagir com as condições internas do organismo, numa sinergia que traz o resultado de beleza e vitalidade. “A importância da água no organismo é conhecida mas pouco internalizada, tanto que muitas pessoas confundem a sensação de sede com a fome, pois o estímulo é semelhante. Isso se soma a um hábito da infância de tomar pouca água para não precisar ir ao banheiro que acabam condicionando a pessoa a consumir o mínimo ou até menos do que isso”, fala Marcos, com a experiência do cotidiano de mais de uma década na área da beleza.
“Muitas vezes noto que o cabelo e a pele estão envelhecidos e pergunto sobre a frequência de ida ao banheiro, o que parece estranho já que as pessoas não associam uma coisa com a outra. Quando a digestão e a eliminação de urina estão equilibrados, pele e cabelo revelam com brilho e elasticidade. Quando há desequilíbrio – intestino preguiçoso ou retenção de líquido – ambos pele e cabelo são os primeiros sacrificados”, diz Marcos Vianna.
Por experiência pessoal ele ressalta que o consumo de líquido deve ser preferencialmente de água, ficando sucos e outros líquidos como elementos à parte. “A própria pesquisa médica aponta que o organismo precisa de água mesmo, pura e cristalina, sem ser em forma de suco ou refrigerante, sendo que este último acaba gerando retenção e a pele mostra claramente o desequilíbrio”, afirma.
O cuidado com cabelos e pele, na opinião do hairstylist, vem de dentro para fora, começando por uma estima sempre bem trabalhada, que estimula cuidados disciplinados no dia a dia da higiene e beleza, que são capazes de proporcionar bem estar pessoal e para todos que convivem no ambiente social. “Uma pessoa de bem consigo mesma, consciente de sua saúde, nutrição tanto física quanto emocional, com hábitos de beleza regulares e bom astral só pode ficar linda, maravilhosa. Beber água em quantidade suficiente é o primeiro passo”, finaliza Marcos.


Se você for daquelas pessoas que bebe pouca água durante o dia, ou mesmo nenhuma, faça uma análise: a sua pele está seca e os seus cabelos muito fracos? Tem problemas intestinais ou sofre de outros problemas mais graves como cálculos renais ou hipertensão? Quer mudar estes problemas? A resposta é simples: Tem de beber água! E, claro procurar um profissional da saude, mas beber água já resolve parcialmente esses problemas.

Envelhecimento x necessidade de água

Conforme vamos envelhecendo, o corpo começa a ressecar cada vez mais, pois existe uma perda progressiva da quantidade total de água no organismo, decorrente da redução dos espaços onde fica armazenada. Este processo de ressecamento se reflete em pele enrugada, fluxo reduzido de sangue e juntas mais endurecidas, além da desidratação, motivo de óbito frequente entre idosos.
Os sintomas de desidratação são boca seca e sonolência, e em alguns casos pode haver distúrbios de comportamento. Se esse problema não for diagnosticado e tratado rapidamente, pode haver falência múltipla dos órgãos, seguida de morte. Por isso, os especialistas recomendam que tomemos água como se fosse remédio, principalmente a partir dos 50 anos.

Água ajuda no processo de emagrecimento

O controle da ingestão de alimentos pode ser feito de duas formas: pelo sistema nervoso (sensação de fome) e pelo sistema digestivo (saciedade). É justamente no segundo caso que a ingestão de água atua favorecendo quem precisa perder peso. O estômago humano tem a capacidade limitada de dilatar até um volume de cerca de dois litros. Assim, a ingestão de líquidos ao longo do dia, e principalmente antes das refeições, mantém o estômago relativamente preenchido, diminuindo a demanda de alimentos, aumentando a saciedade.

Cabelos

A água no processo de lavagem é a maior responsável pela saúde e brilho dos fios. Usá-la na temperatura certa é fator dominante para o sucesso. A água morna propicia a ação dos cremes e condicionadores, e a fria dá brilho e volume. Mas o grande segredo está na abundância. Antes de aplicar xampu, molhe bastante os cabelos e na hora de enxaguar repita a dose. Só pare quando tiver certeza de que nenhum resíduo de produto ficou nos fios.

Corpo

A água relaxa, energiza, massageia e facilita os exercícios. Não existe nada mais prazeroso que chegar em casa depois de um dia cansativo e entrar numa banheira com água quentinha.
Ou, no extremo oposto, receber um jato frio num dia de muito calor. São benefícios que estão sempre ao nosso alcance. E que podem ser usados de maneira terapêutica. Por exemplo, para começar seu dia com grande animação, experimente depois do seu banho habitual tomar uma ducha fria.
Não precisa ser radical e , no primeiro dia, sofrer um choque térmico. Vá esfriando a água gradativamente dia após dia. Sua pele e músculos ficarão agradecidos e tonificados. Já está comprovado que os tratamentos estéticos feitos com ajuda da água têm efeito garantido e rápido.
As massagens, por exemplo, atingem pele e músculos em profundidade, sem agredir seu corpo. É uma maneira das mais eficientes de dissolver nódulos de gordura. Além disso, a circulação é ativada, oxigenando as células de maneira ideal e desintoxicando os tecidos. Daí esse tipo de massagem ser o mais forte aliado no combate à celulite. Outra ajuda fantástica da água à beleza é a hidroginástica.
Dentro da piscina você é capaz de realizar exercícios inimagináveis. Milagre? Não. A água faz com que nosso corpo fique 70% mais leve. Ou seja: se normalmente você consegue fazer 10 abdominais, na piscina você fará 50, com o mesmo esforço. Só que o resultado é condizente com os 50 e não com os 10.

Fica a dica aí: Bebam água. Sempre e várias vezes ao dia.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Saiba a melhor forma de alisar cabelo com escova, chapinha ou química

Bem Estar, programa da Rede Globo, de terça-feira (18/10) falou sobre cachos, hidratação e formol.
Participaram do programa esclarecendo as dúvidas a Consultora Márcia Purceli e o cabeleireiro Bruno Fernandes.

Cabelo liso é, em geral, preferência das brasileiras. Para domar os fios ondulados ou cacheados, a maioria das mulheres opta pelo alisamento, seja com escova, chapinha ou produtos químicos.
O problema é que, quando em excesso ou malfeito, esse processo pode danificar as madeixas, deixando-as com um aspecto de palha, fracas e quebradiças.
Para explicar melhor o que ocorre no alisamento, destacar a importância da hidratação e por que o formol foi proibido no país para aplicação no cabelo, o Bem Estar terça-feira (18/10) contou com a presença da dermatologista Márcia Purceli e do cabeleireiro Bruno Fernandes. Eles deram dicas para usar chapinha, modelador de cachos ou secador, que precisa ficar a uma distância de 5 cm a 7 cm dos fios.

Cabelos devem ser limpos e hidratados com frequência

Segundo a dermatologista Márcia Purceli, os cabelos devem ser lavados todo dia, ou dia sim, dia não. Ela ressalta que o uso de formol para alisar o cabelo é proibido.



Aprenda a fazer escova e chapinha

Use chapinha de cerâmica, que mantém a temperatura estável e desliza mais suavemente. O cabeleireiro Bruno Fernandes ressalta que o secador não deve encostar nos fios.



Alisamentos de Cabelo

Escova progressiva

Esse método tem o reforço de produtos químicos, que desfazem microestruturas do cabelo e fecham as escamas dos fios, o que permite que eles fiquem lisos e com menos volume por mais tempo. O uso de calor garante esse resultado. Quanto mais fino for o cabelo, porém, menor deve ser a temperatura.
Muitas pessoas acham que a progressiva só pode ser feita com formol, mas hoje o mercado já oferece produtos à base de aminoácidos, como a cisteína ou ácidos orgânicos, que promovem mais hidratação e oferecem resultados mais saudáveis e seguros.
Dica: respeite um intervalo de tempo médio de três meses para repetir a aplicação e mantenha os fios sempre hidratados.

Escova definitiva

Nesse processo, são usados produtos químicos mais fortes (como o tioglicolato de amônio), que alteram definitivamente a estrutura dos fios. Assim, eles ficam lisos mesmo depois de lavados.
Uma vez feita, a escova definitiva precisa apenas de um retoque na raiz, em média a cada quatro meses. O resultado é melhor quando aplicado em cabelos virgens ou que foram coloridos com tinturas suaves.
Dica: não combine a escova definitiva com outro tipo de química.

Modelador de cachos

Na escova modeladora, o cabelo é esticado e o ar quente do secador faz com que a água dentro dos fios evapore. O calor relaxa os cabelos e essa reação leva ao alisamento.
Por causa do aquecimento, os fios ficam mais maleáveis e, com o contato com a escova, podem ser encaracolados.
Girar a escova em um sentido faz com que os cabelos tenham mais volume, uma forma bem definida e brilho. O efeito dura até os fios entrarem em contato com a água novamente, quando voltam à forma original.
É importante sempre escovar os cabelos bem úmidos, dividi-los em pequenas mechas para facilitar o trabalho e usar escovas novas e higienizadas.
Dica: não deixe o secador muito perto do cabelo, que pode ressecar e até quebrar.
Para saber mais sobre o trabalho da cabeleireira Zica, que deu dicas no programa, acesse o site.

Formol

O formol (também conhecido por formaldeído, formalina ou aldeído fórmico) é uma substância permitida na legislação de cosméticos apenas para conservar produtos ou como agente endurecedor de unhas. Em ambos os casos, é adicionado durante o processo de fabricação, ainda na indústria, e não depois de o conteúdo já estar pronto.
Desde 18 de junho de 2009, a venda de formol em alisantes é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O uso indevido ocasiona diversos riscos à saúde, como: irritação, coceira, queimadura, inchaço, descamação e vermelhidão do couro cabeludo, queda do cabelo, ardência e lacrimejamento dos olhos, falta de ar, tosse, dor de cabeça, ardência e coceira no nariz. Isso tudo acontece em decorrência do vapor ou do contato direto com a pele.
Várias exposições podem causar também: boca amarga, dores de barriga, enjoos, vômitos, desmaios, feridas na boca, narinas e olhos, e câncer nas vias aéreas superiores (nariz, faringe, laringe, traqueia e brônquios), podendo até levar à morte.





FELIZ DIA DO CABELEIREIRO!