Atraindo clientes
Antes de montar o salão de beleza, é necessário criar estratégias para que as pessoas sejam atraídas para o negócio. O Sebrae elenca algumas perguntas básicas:
• O que você fará para atrair clientes?
• O que você fará para tirar clientes de seus concorrentes?
• O que você fará para compartilhar clientes com seus concorrentes?
• O que você fará para tirar clientes de seus concorrentes?
• O que você fará para compartilhar clientes com seus concorrentes?
As respostas para todas essas questões estão na observação das empresas existentes, pois é necessário aprender com quem já está fazendo. O proprietário de um salão novo não pode, de maneira nenhuma, imaginar que basta abrir as portas para os clientes virem. Conhecer os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes vai lhe ensinar a fazer melhor do que ele.
Como atrativo da clientela, é importante estar em dia com as novidades do mercado, seja em equipamentos, seja em produtos. Ter um programa de informática pelo qual o cliente pode visualizar como vai ficar com determinado corte ou penteado antes de fazê-lo é um diferencial.
Como atrativo da clientela, é importante estar em dia com as novidades do mercado, seja em equipamentos, seja em produtos. Ter um programa de informática pelo qual o cliente pode visualizar como vai ficar com determinado corte ou penteado antes de fazê-lo é um diferencial.
Além disso, a tecnologia pode lhe ajudar a armazenar todas as informações sobre o cliente, como coloração ou cor de esmalte usadas da última vez que esteve no salão. Estas e outras informações serão um diferencial quando ele retornar desejando um retoque no cabelo com a mesma cor utilizada meses antes.
Equipe de trabalho
Além de formar uma equipe com profissionais competentes, é essencial que haja sincronismo entre eles. Para isso, é necessário fazer reuniões periódicas com todos, comunicar o que a empresa deseja de cada um, enfatizar a importância da qualidade no atendimento e ouvir cada profissional.
Há alguns proprietários de salão que combinam a administração do negócio com a função de cabeleireiro ou de manicure, porém fica um alerta: não dá para ser artista e empresário. Independentemente do tamanho do empreendimento, o ideal é pensar grande.
Decoração
Principalmente por ser um salão de beleza, o espaço deve oferecer uma decoração agradável, independentemente do tamanho do imóvel. Devem ser levados em conta: móveis, iluminação, objetos de decoração, entre outros itens.
Importância da marca
Em linhas gerais, a marca serve para diferenciar de seus concorrentes a empresa e facilitar a localização, a distinção e o processo de reconhecimento de seus produtos e serviços.
“Ao ‘nascer’, toda empresa deveria ter como prioridade no planejamento a criação de logomarca ou logotipo. Não importa o tamanho nem o grau de investimento feito no ponto, na arquitetura ou nos materiais necessários.
É importante ter marca e apresentação claras e direcionadas do tipo de negócio”, afirma Hélio Moreira, diretor da New Growing Design & Branding, agência de design especializada no desenvolvimento de marcas e identidade visual.
Para ele, alinhar o conceito do negócio com a criação do nome, do ambiente, da marca e da comunicação aumenta as chances de se diferenciar dos concorrentes; principalmente dos que não investiram nesse diferencial e que continuam sendo “salões de cabeleireiros de esquina”, que podem ter bons profissionais, mas não transmitem isso através da sua imagem.
É importante ter marca e apresentação claras e direcionadas do tipo de negócio”, afirma Hélio Moreira, diretor da New Growing Design & Branding, agência de design especializada no desenvolvimento de marcas e identidade visual.
Para ele, alinhar o conceito do negócio com a criação do nome, do ambiente, da marca e da comunicação aumenta as chances de se diferenciar dos concorrentes; principalmente dos que não investiram nesse diferencial e que continuam sendo “salões de cabeleireiros de esquina”, que podem ter bons profissionais, mas não transmitem isso através da sua imagem.
Case de marca
As empresárias Gisa Senna e Aline Barreto, sócias do salão Gisa Senna, de São Paulo, procuraram a New Growing Design & Branding para o desenvolvimento da marca e atestam a eficácia da medida. “Nosso salão é novo, mas percebemos que a marca causa impacto: muitas pessoas ao passar na rua olham nosso logotipo e já entram no salão. Conseguimos aumentar o quadro de clientes rapidamente. Alguns clientes dizem que nosso logotipo é charmoso, moderno, criativo e simpático, o que combina com nosso salão”.
Artigo publicado originalmente na revista
Cabeleireiros.com - Ano VII - nº 31. Texto: Márcia Britto.
Cabeleireiros.com - Ano VII - nº 31. Texto: Márcia Britto.
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